sábado, 21 de abril de 2012

"OS CINCO PONTOS DO CALVINISMO"!!

Muito se fala a respeito do calvinismo e muitas informações falsas são espalhadas como verdadeiras entre a comunidade evangélica a respeito desse assunto, e principalmente a respeito da doutrina da eleição. Esse pequeno texto buscar dar uma introdução rápida a doutrina da eleição e acabar com alguns mitos criados em torno dessa doutrina que é tida como bíblica e correta por muitos cristão tanto hoje como ao longo de muitos anos da história do cristianismo. Dentre os expoentes do pensamento cristão que defenderam a doutrina da eleição estão Agostinho, Lutero e obviamente João Calvino(que injustamente leva todo o crédito pela “elaboração” da doutrina). Por meio de uma breve explicação dos chamados 5 PONTOS DO CALVINISMO podemos ter uma idéia de qual era o pensamento de João Calvino a respeito da forma como Deus salva os homens.

Depravação Total
O homem foi criado por Deus com uma vontade livre, sem inclinação natural para o mal. Adão escolheu desobedecer a Deus e como conseqüência de seu erro morreu(legalmente) no momento em que comeu do fruto proibido. A morte espiritual de Adão (e de toda sua descendência) reflete-se na vontade do homem, agora naturalmente inclinada para o mal. A vontade do homem é totalmente depravada, uma vez que não é capaz de escolher nem tampouco desejar o bem.
Eleição Incondicional
Deus, em sua infinita misericórdia, escolheu incondicionalmente alguns homens para salvar, sem que os escolhidos tenham mérito nenhum. O critério dessa escolha é a vontade de Deus, exclusivamente Sua vontade, não é baseada no pré –conhecimento divino daqueles que creriam. Não é conseqüência , mas sim causa, da crença do homem em Jesus.
Expiação Limitada
Deus enviou ao mundo Seu Filho para cumprir toda a Lei e morrer sem pecado, para por meio de Seu sacrifício perfeito expiar os pecados dos eleitos de Deus, e somente dos eleitos. A expiação dos pecados por meio de Cristo não está disponível a todos os homens, somente para os que têm fé, e esses, somente a têm, porque foram escolhidos por Deus para a salvação, e d’Ele receberam a fé em Jesus.
Graça Irresistível
Aqueles a quem Deus escolheu para a salvação serão, inevitavelmente, alcançados pela graça de Deus em algum momento de suas vidas. Essa graça regenera o homem e liberta sua vontade natural totalmente depravada fazendo-o capaz de desejar o bem. A graça irresistível, depois de libertar a vontade do homem, atua em função de moldar eficazmente sua crença em favor de Cristo.
Perseverança dos Santos
A vontade regenerada do homem e sua postura temente a Deus, por ter sido gerada pelo próprio Deus, será por Ele também mantida e o escolhido, ainda que passe por momentos de dúvida e crises de fé, perseverará nos caminhos do Senhor até o fim de Sua vida. Um eleito em hipótese alguma perderá a coroa da vida, pois é o próprio Deus quem o mantém nos caminhos da justiça.

FONTE: http://www.militarcristao.com.br/estudos.php?acao=texto&id=9

4 comentários:

Eneas Lara disse...

Porque defendo a doutrina Calvinista?.1)porque é Bíblica.2) porque não é uma doutrina de Calvino, (muito pelo contrário)é revelação do Espírito Santo que abriu os seus olhos para verem as maravilhas da graça de Deus. Só aquele que entende essa doutrina pode regozijar na gloriosa soberania do Pai, e na manifestação imensurável do seu amor!!!!!

PORTAL EVANGELISMO disse...

Aprendi muito aqui no seu blog. Seja bem vindo a conhecer o meu blog é um prazer tê-lo por lá.

Anônimo disse...

muito bom seu blog é benção em nossas vidas, quero lhe apresentar tambem uma grande bençao, uma oportunidade,Se você está precisando de uma renda extra para complementar o seu salário, então acesse o site http://www.frpromotora.com/44642036 e conheça o nosso sistema. Informe-se sobre nossos benefícios como chip da Nextel, plano de saúde e previdência privada, além dos ganhos mensais e semanais.

Anônimo disse...

Obrigada pela visita,já estou te seguindo bjus.